sexta-feira, 30 de julho de 2010

Mês de Agosto - A Delegação vai encerrar

A Delegação da RAM da Associação Alzheimer Portugal informa que, no mês de Agosto as nossas instalações encontram-se encerradas.

Reabrimos no dia 1 de Setembro de 2010.

Neste mês de Agosto, Boas férias para quem está de férias e Bom Trabalho para quem vai trabalhar! 

Até já!

segunda-feira, 26 de julho de 2010

Relembrando ...Grupo de Convívio 24 de Julho

Tal como anunciado, no dia 24 de Julho realizou-se um momento de magia, coordenado pela Enfermeira Gilberta Rodrigues. O grupo contou com a adesão de muitos familiares e amigos de pessoas doentes de Alzheimer, que durante cerca duas horas usufruiram de momentos mágicos. Seguiu-se um lanche animado onde foram discutidos pormenores do passeio anual que se realizará em Setembro aquando das comemorações do Dia Mundial da Pessoa Doente de Alzheimer.

sexta-feira, 23 de julho de 2010

Jantar de Angariação de Fundos - 24 de Setembro no Tivoli

No dia 24 de Setembro de 2010, Sexta-feira, será realizado um Jantar de Angariação de Fundos da Delegação da RAM da Associação Alzheimer Portugal, com o objectivo de apoiar as Pessoas com a Doença de Alzheimer e os seus familiares.

O Jantar terá lugar no Hotel Tivoli (Rua Simplício dos Passos Gouveia, nº 29) às 20 horas.  Durante o jantar poderá usufruir de um espectáculo de música e de dança (esta a cargo de alguns elementos do grupo Prestige Dance).

Cada inscrição (30 euros) poderá ser feita  na Delegação da RAM (Complexo Habitacional da Nazaré), por telefone 291 772 021 ou por email: geral.madeira@alzheimerportugal.org.

Convide os seus familiares e amigos e junte-se a esta iniciativa!

Ajude-nos a Ajudar!

 


quinta-feira, 22 de julho de 2010

Grupo de Convívio

No próximo sábado, dia 24 de Julho, irá realizar-se mais um Grupo de Convívio de Cuidadores e Amigos de Pessoas de Alzheimer. Deste feita, o Grupo realizar-se-à na sede da Delegação e terá como tema de fundo a Magia.
Compareça, participe com os seus truques e deixe-se encantar.


Workshop "Estimulação Cognitiva para pessoas com demência"

No passado Sábado, dia 17 de Julho, realizou-se, na Delegação da RAM da Associação Alzheimer Portugal, o Workshop sobre Estimulação Cognitiva para pessoas com demência.




Este workshop teve como formandas um grupo de Enfermeiras e uma Técnica de Política Social
 provindas de distintos Serviços da nossa Região.

quarta-feira, 7 de julho de 2010

Worshop - Inscreva-se Já!

É já no dia 17 de Julho que será realizado o Workshop para Cuidadores Formais.

As inscrições serão até ao dia 12 de Julho (Segunda-feira). Para se inscrever pode contactar a Delegação através do número 291772021 ou através do email geral.madeira@alzheimerportugal.org.

O pagamento deve realizado até ao dia 12 de Julho, mediante pagamento na Sede da Delegação ou através do NIB 0036 0158 9910 0033 931 44 (com envio/entrega posterior de confirmação de pagamento).

Prever a doença de Alzheimer com uma picada no dedo

Um grupo de cientistas poderá ter dado um passo importante para que com uma picada no dedo possamos saber se viremos a sofrer de Alzheimer. O teste pode estar ainda a uns cinco anos de distância.

Níveis altos no sangue de uma proteína chamada clusterina estão ligados à presença de Alzheimer, afirmou uma equipa de cientistas do Instituto de Psiquiatria do King"s College, de Londres. Isto permitirá aos médicos prever se o paciente sofrerá de Alzheimer ainda que não haja quaisquer sinais clínicos da sua presença. A doença - a forma mais comum de demência - afecta 35 milhões de pessoas em todo o mundo, adianta a Reuters, e apesar de décadas de investigação os médicos dispõem de poucas armas contra ela.

A equipa do King"s College analisou as proteínas em 95 pacientes e encontrou a clusterina ligada aos primeiros sinais de Alzheimer. Os resultados foram publicados na revista Archives of General Psychiatry. "Descobrimos que esta proteína clusterina aumentava no sangue até 10 anos antes de as pessoas terem sinais de Alzheimer no cérebro", diz Simon Lovestone, que dirigiu o estudo. "E, mesmo quando tinham sinais da doença no cérebro, ainda não tinham sinais clínicos do problema - por isso, isto sugere que esta é uma mudança que ocorre mesmo muito cedo nas pessoas que vão contrair a doença."

Fonte: Público

Convívio na Quinta Magnólia

No passado dia 26 de Junho foi realizado na Quinta Magnólia o Grupo de Convívio.

O dia foi marcado por muito divertimento. Houve jogos tradicionais: Jogo da Corda, Jogo do Anel, Pião, etc.


Graças ao sol e à boa vontade de todos o piquenique foi possível. Agradecemos a todos que connosco colaboraram com saborosos bolos e sobremesas, sumos, etc.
Como não podia deixar de ser, até por estarmos em Junho, os Santos Populares foram lembrados com a leitura de Quadras.


 Agradecemos a todos a vossa disponibilidade e boa disposição.