terça-feira, 19 de junho de 2012

Workshop “Cuidar da pessoa com Doença de Alzheimer”

A Delegação da Madeira da Associação Alzheimer Portugal promove, nos dias 9, 11 e 13 de Julho de 2012, um Workshop destinado a Cuidadores Informais - Familiares de Pessoas com a  Doença de Alzheimer.


Local
Avenida do Colégio Militar, Complexo Habitacional da Nazaré, Cave do Bloco 21, Sala E, 9000-135 Funchal.

Datas
9, 11 e 13 de Julho de 2012

Horário
17h30 horas às 20h30 horas

Duração
09 horas

Destinatários
Cuidadores Informais - Familiares

Módulos
Demências e Doença de Alzheimer
Abordagem centrada na Pessoa com Demência
O dia-a-dia da Pessoa com demência: Como agir?

Preço
20 euros

Para se inscrever contacte: 291 77 20 21 ou geral.madeira@alzheimerportugal.org

Delegação da Madeira em Acções de Sensibilização

A Delegação da Madeira esteve presente nos dias 14 e 16 de Junho em duas Acções de Sensibilização sobre os 10 sinais de alerta da doença de Alzheimer, de modo a promover um correcto reconhecimento por parte da população em geral dos sintomas desta doença e, consequentemente, o diagnóstico precoce.

A Alzheimer Portugal defende o Direito da Pessoa com Demência ao diagnóstico precoce, permitindo a prescrição de medicação que alivie os sintomas e retarde a progressão da doença e intervenção não farmacológica que promova a manutenção das suas capacidades, a ocupação e o envolvimento social e, deste modo, aumente o seu bem-estar e a sua qualidade de vida e dos seus cuidadores.

Com esta missão, estivemos na Associação de Desenvolvimento Comunitário do Funchal, em Santo Amaro, no dia 14 de Junho para sensibilizar os seus utentes sobre a detecção precoce da doença de Alzheimer.



Igualmente, no dia 16 de Junho estivemos na Junta de Freguesia do Imaculado Coração de Maria, numa acção para os voluntários da Geração do Imaculado de Companhia (GICO) e para a população em geral. Pode ler mais sobre esta acção de sensibilização em http://www.dnoticias.pt/actualidade/madeira/330050-voluntarios-alertados-para-os-sinais-da-doenca-de-alzheimer



Agradecemos à Associação de Desenvolvimento Comunitário do Funchal e à Geração do Imaculado de Companhia a possibilidade de passarmos a palavra e sensibilizar a população sobre uma doença ainda envolta em muito desconhecimento.

Vacina contra a doença de Alzheimer com bons resultados em ensaio clínico

Leia o texto integral em http://www.publico.pt/Ci%C3%AAncias/vacina-para-a-doenca-de-alzheimer-com-bons-resultados-em-ensaio-clinico-1549493

Cientistas afirmam que Alzheimer se deve a proteína

Leia a notícia completa aqui http://publico.pt/Ci%C3%AAncias/cientistas-afirmam-que-alzheimer-se-deve-a-proteina-1551007?all=1