
terça-feira, 23 de dezembro de 2008
Postais de Natal para angariação de fundos

Delegação na Madeira da Associação Alzheimer Portugal
Av. Colégio Militar, Complexo Habitacional da Nazaré, Cave do Bloco 21, Sala E
9000 - 135 Funchal
Tel./Fax: 291 77 20 21
alzheimerfx@netmadeira.com
OBRIGADA POR AJUDAR ESTA CAUSA
LEMBRE-SE DE QUEM NÃO SE LEMBRA
quarta-feira, 26 de novembro de 2008
AO CUIDADOR:

É extremamente difícil cuidar de um doente de Alzheimer. Tem de acompanhar o doente ao longo do tempo, viver um dia-a-dia que se torna progressivamente mais difícil e experimentar sentimentos diversos, muitos deles negativos.
• É normal que sinta tristeza pela sensação de que a pouco e pouco vai perdendo alguém que lhe é muito querido.
• Sentirá também frustração, pois tem a consciência de que todos os seus cuidados, atenção e carinho não impedem a progressão da doença.
• Vai sentir culpa, pela falta de paciência que por vezes tem, pelo sentimento de revolta em relação ao próprio doente, pela situação que vive.
• Poderá também sentir solidão, pelo afastamento gradual da família e dos amigos.
Todos esses sentimentos negativos não significam que não seja um bom prestador de cuidados e de apoio. São apenas reacções humanas! Pelo que, para seu bem e para o bem do seu doente:
• Não se recrimine demasiado;
• Cuide de si e vigie a sua saúde;
• Sensibilize os seus familiares para o ajudarem. Esclareça-os sobre a doença e sobre o modo como podem colaborar consigo;
• Conheça os seus limites e tente encontrar auxílio;
• Lembre-se que a sua presença, a sua ternura, o seu amor são indispensáveis, quer mantenha o doente em casa quer tenha de recorrer a internamento numa instituição.
http://www.portaldasaude.pt
quinta-feira, 20 de novembro de 2008
Alzheimer Portugal

A APFADA tem como objecto obter e prestar aos Doentes de Alzheimer e aos seus cuidadores o melhor apoio possível a todos os níveis, recolher os últimos ensinamentos sobre a Doença, divulgá-los e promover a investigação por forma a contribuir para um melhor conhecimento das suas causas, efeitos e profilaxia.
Constitui também objectivo da APFADA, a criação de equipamentos e serviços especificamente dirigidos a doentes de Alzheimer, tais como Centros de Apoio Diurno, Lares e Serviços de Apoio Domiciliário.
Desde 1992 a APFADA é reconhecida como Instituição Particular de Solidariedade Social, tendo vindo a desenvolver, ao longo dos anos, um trabalho consistente de divulgação, esclarecimento, formação e apoio social.