quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Vitamina B revela-se eficaz em atrasar doença de Alzheimer

Cientistas britânicos descobriram que doses elevadas de vitamina B conseguem atrasar em 30% a progressão da doença de Alzheimer em pessoas mais velhas.

A equipa do Projecto de Oxford para a Investigação da Memória e do Envelhecimento acredita que este poderá ser o primeiro passo para prevenir o início desta doença neurodegenerativa.
Para o efeito, os cientistas acompanharam 168 pessoas com deterioração cognitiva ligeira, uma primeira fase de perda de faculdades mentais, que pode evoluir para a doença de Alzheimer.
No estudo publicado na revista científica PLoS One, explicam que a taxa normal de perda de tecido cerebral é de 0,5% por ano a partir dos 60 anos.
Nas pessoas que têm estes primeiros sintomas, a taxa é de 1%, e nos doentes com Alzheimer de 2,5% por ano.
Os investigadores descobriram que com doses 300 vezes superiores ao recomendado para a vitamina B2, e quatro vezes superiores no caso do ácido fólico verificou-se um atraso de 30% na perda de células nervosas.
Um cérebro com Alzheimer encolhe de tal forma que são afectadas quase todas as funções. De acordo com o estudo, houve até casos em que a deterioração ao longo dos dois anos da experiência foi metade da que sofreram os participantes no grupo de controlo, com a medicação normal.
Um dos autores disse à BBC que o efeito encontrado é maior do que estavam à espera. Sublinha, contudo, que são necessários mais estudos clínicos.
O uso destas quantidades de vitamina B ultrapassa todas as doses recomendadas nos suplementos vitamínicos e desconhece-se para já se a sua utilização poderá trazer efeitos secundários.

Fonte: Diário Digital


Sem comentários: