sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

Alzheimer Portugal -Delegação da RAM

A APFADA tem a sua sede em Lisboa e, com o passar dos anos, foram surgindo diversas delegações e núcleos, entre as quais, a delegação da Região Autónoma da Madeira. Todavia, as condições de trabalho e de funcionamento da delegação da RAM diferem das mesmas no Continente. Vejamos pois algumas dessas desconformidades. Começando pelo “tempo de vida”, verificamos que, enquanto a sede foi criada em 1988, por outro lado, a delegação da RAM foi criada há sete anos, no ano 2000.

A Alzheimer Portugal tinha, até ao dia 8 de Outubro de 2007, 5608 Associados espalhados por todo o país. A delegação da RAM conta com 528 sócios e apoia 124 famílias distribuídas pelos vários concelhos da região (Funchal – 72; Câmara de Lobos – 15; Santa Cruz – 10; Ribeira Brava – 10; São Vicente – 3; Porto Santo – 3; Calheta – 2; Porto Moniz – 1).

A delegação da Madeira apenas estabeleceu um contrato-programa com a Secretaria dos Assuntos Sociais que acordou uma verba de 42 000 € para o ano de 2007. São patrocinadores desta delegação, a Delta Cafés, os Hotéis Regency, os Hotéis Pestana, a “Academia do Bacalhau”, os “Amigos do Peixe”, o Lions Clube, o Rotary Clube do Funchal, o Centro de Ortopédico do Funchal, a ConfortRent, a Loja do Avô, a Madeira MedicalCenter, a Casa dos óculos, Golden Gate, JAP, alsdesign e Restaurant Grill. Não obstante, a delegação está prestes a perder muitos destes patrocínios o que implica a suspensão da publicação dos boletins trimestrais. Apenas, pontualmente, recebe o contributo de algumas entidades particulares.

Os fundos destas delegações provêm destes protocolos, patrocínios, parcerias e, obrigatoriamente, dos sócios, pelo que a gestão desses fundos é diferente em todas estas delegações. E é desta forma que se verificam as discrepâncias entre as várias delegações, o que faz com que umas tenham mais dificuldade em gerir os seus fundos de modo a proporcionar a máxima eficácia e eficiência ao mínimo custo, do que outras.

Por este motivo, é importante a gestão de marketing e publicidade da organização, quer isto dizer que, a divulgação de informação e os meios utilizados para esse fim têm de ser bem planeados, ou seja, a organização tem de ter uma estratégia própria.

Por fim, podemos acrescentar que as eleições presidenciais são realizadas de três em três anos, em Assembleia-geral.


Fonte: Trabalho realizado por alunos da UMA na Cadeira de “introdução às Ciências empresariais”



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