segunda-feira, 31 de maio de 2010

Cantar para idosos com Alzheimer pode ajudá-los a reter novas informações


De acordo com um estudo realizado pela Universidade de Boston, cantar para idosos com doença de Alzheimer contribui para a formação de novas memórias.
O pesquisador Brandon Ally e sua equipa realizaram o estudo inspirados pela história de um homem com Alzheimer que conseguia recordar de notícias se elas fossem cantadas pela  filha, com a melodia de canções que ele conhecia.
Neste Estudo de Boston foi dado a 13 idosos com Alzheimer e a 14 idosos saudáveis as letras de 40 músicas infantis desconhecidas para ler. Dois grupos foram formados. O primeiro podia ouvir as letras sendo tocadas, enquanto o segundo ouvia apenas a declamação das letras, sem ritmo.
Os participantes com Alzheimer que escutaram a música conseguiram recordar 40% das letras. Os que tinham apenas lido e escutado as rimas sem a melodia lembrava apenas 28%.
Os saudáveis lembravam 80% das letras, independemente de terem ou não ouvido à canção.
Brandon Ally sugere que usar música para dizer aos pacientes como tomar os remédios nos estados mais complicados de demência poderia ajudá-los a conseguir viver independemente por um período maior.
Ainda não se sabe porque cantar ajuda. Segundo o pesquisador,  a música envolve áreas do cérebro, incluindo as regiões subcorticais, que normalmente são poupadas até a pessoa atingir estágios mais avançados do Alzheimer.


Fonte: Reabilitação Cognitiva

Sem comentários: