quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Doença de Alzheimer vai ter mais atenção do Parlamento Europeu

O Parlamento Europeu aprovou um relatório da eurodeputada Marisa Matias que exige à Comissão Europeia maior atenção à doença de Alzheimer e outras demências.

10 milhões de europeus – tanto como a população portuguesa – sofrem de doenças demenciais, a maioria Alzheimer. E, por enquanto, a generalidade dos países não tem respostas quer para a prevenção quer para o tratamento da doença e apoio aos cuidadores.
Uma situação que o Parlamento Europeu quer que mude o mais rapidamente possível.

98% dos deputados europeus deram aval ao Relatório de Marisa Matias que chama a atenção para a gravidade das doenças demenciais na Europa dos “27” e para a urgência com que é preciso atacar o problema. A cada 24 segundos um novo caso é diagnosticado mas muitos mais são os que ainda continuam por identificar. O número de doentes duplica a cada 20 anos mas nos maiores de 65 anos essa duplicação acontece de quatro em quatro anos.

Em Portugal há cerca de 100 mil casos identificados mas a realidade deve ser pelo menos o dobro. Com tão forte apoio a deputada bloquista espera que a Comissão Europeia tome medidas de incentivo à investigação das causas da doença, de avanço no diagnóstico precoce e na prevenção, além do necessário apoio aos cuidadores.

Para Marisa Matias, a pressão sobre a Comissão Europeia é agora muito grande.
A doença de Alzheimer e outras demências são cada vez mais faladas mas na verdade há pouca informação concreta sobre as implicações de saúde para o próprio e familiares, sociais e económicas. Essa é uma das razões que levou a eurodeputada portuguesa a propor a realização do Ano Europeu de Saúde Mental em 2014.

O tempo necessário para saber mais sobre este tipo de doenças. O relatório foi elaborado ao longo dos últimos seis meses e nesse período 700 mil novos casos foram diagnosticados na União Europeia.



Fonte: Rádio Renascença

Sem comentários: