quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Parlamento Europeu vota relatório de eurodeputada portuguesa sobre doença de Alzheimer

Os eurodeputados querem que a União Europeia (UE) reforce a cooperação e a coordenação dos esforços de investigação clínica e que promova a prevenção, o diagnóstico, o tratamento e a prestação de cuidados aos doentes com Alzheimer.

A responsável pela posição do Parlamento Europeu, Marisa Matias, defendeu na sessão plenária a necessidade de “mais investigação, mais cooperação” entre os Estados-membros da União Europeia, assim como um aumento dos cuidados especializados e do apoio às famílias com este problema.


Não existe actualmente uma política de prevenção específica da doença de Alzheimer. Os eurodeputados encorajam a implementação dessa política a nível europeu, bem como o diagnóstico precoce, a igualdade no acesso ao tratamento e a oferta de serviços adequados.

A doença de Alzheimer é uma doença do cérebro, degenerativa, isto é, que produz atrofia, progressiva, com início mais frequente após os 65 anos. Esta doença produz a perda das habilidades de pensar, raciocinar e memorizar, produzindo alterações no comportamento.



A doença de Alzheimer é mais frequente após os 65 anos
A doença de Alzheimer é mais frequente após os 65 anos 
(Foto: Daniel Rocha/arquivo)

 
O relatório propõe, por exemplo, a criação de centros especializados nos Estados-membros e o intercâmbio de melhores práticas no domínio da investigação destas doenças, visando reduzir as desigualdades existentes entre os Estados-membros e no interior de cada país em matéria de diagnóstico e tratamento.

Fonte: Público

Sem comentários: