segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Recordar - Comemorações Dia Mundial da Pessoa com a Doença de Alzheimer 2011

Chegaram ao fim as Actividades que decorreram no âmbito das Comemorações do Dia Mundial da Pessoa com a Doença de Alzheimer.
As actividades começaram com a peça de teatro “A Voz do Coração”, no dia 10 de Setembro, que foi realizada no Centro Cívico do Porto da Cruz. Contamos com a amável colaboração da JMV do Campanário para este espectáculo.

Desde o dia 16 de Setembro até ao dia 25 de Setembro, a exposição As minhas Memórias esteve patente no corredor do Madeira Shopping.

 
No dia 17 de Setembro, os nossos sócios e utentes puderam participar no nosso tradicional passeio que se realiza no âmbito das Comemorações. Este ano visitámos Machico, o museu da Baleia no Caniçal, almoçámos no restaurante “Bragados”, em Santana e, por fim, conhecemos o museu Story Centre no centro do Funchal.



No Fórum FNAC, desenvolvemos várias actividades:
No dia 19 de Setembro foi apresentado ao público as iniciativas que iriam decorrer durante as comemorações. Foi, igualmente, uma oportunidade de ouvir o belo texto da Professora Graça Alves, lido pela própria. De seguida, foi realizada uma visita à exposição As minhas Memórias.

No dia 20 de Setembro tivemos duas actividades no Fórum FNAC. Às 15 h, as psicólogas Letícia Fernandes e Lucília Nóbrega convidaram alguns utentes da Associação de Desenvolvimento Comunitário do Funchal e o público presente para participarem na sessão Estimulação Cognitiva em Acção.
 Às 19 h, tivemos a tertúlia Será que tenho Alzheimer? Nesta tertúlia, com a presença de Dr. Armando Morganho,  Dr.ª Maria João Beja e a Enfermeira Isabel Fragoeiro, perguntas relacionadas com o diagnóstico da Doença de Alzheimer foram respondidas.
 No dia 21 de Setembro, começámos o dia com uma actividade para as crianças. Convidámos alunos do 3º e 4º ano da EB1/PE da Terça de Cima para assistirem à dramatização do livro O Pequeno Elefante Memo.
 Às 19h do mesmo dia, as Enfermeiras Dina Cardoso e Gilberta Rodrigues deram a conhecer os aspectos facilitadores do dia-a-dia para promover a segurança e a qualidade de vida das pessoas idosas na tertúlia Segurança e aspectos facilitadores doa dia-a-dia.
No dia 22 de Setembro, a Delegação da RAM exibiu o filme Perdida Mente, de Margarida Gil. Este filme antecedeu uma mesa de discussão, com as pessoas que assistiram à exibição, no Fórum FNAC, sobre o filme que conta a história de um homem que vê fugir-lhe as “lembranças”.

Para fechar as Comemorações do Dia Mundial da Pessoa com a Doença de Alzheimer, realizou-se, no dia 23 de Setembro, na Escola de Hotelaria e Turismo do Funchal o jantar de Angariação de Fundos Memórias e Tradições, que teve a animação do grupo “O Brinquinho”. Este jantar teve a presença de 113 pessoas, que se uniram à nossa causa de ajudar a Delegação da RAM a ajudar quem mais precisa.


  

Queremos agradecer a todas as pessoas e entidades envolvidas nas comemorações do Dia Mundial da Pessoa com a Doença de Alzheimer.
 
A todos, o nosso muito Obrigada!

Sem comentários: