sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

Terapia Ocupacional

“…Intervenção da Terapia Ocupacional junto ao paciente com doença de Alzheimer:

Em primeiro lugar, é importante a família, o cuidador, o profissional, conhecerem, compreenderem tudo que puder sobre a doença. No caso da doença de Alzheimer, ou demência do tipo Alzheimer, sabe-se que provoca mudanças nas áreas cerebrais que controlam a memória e o raciocínio. É por este motivo que as pessoas portadoras desta demência têm dificuldade para viver uma “vida normal”. As causas do desenvolvimento da doença ainda não são totalmente conhecidas pela medicina. Algumas pesquisas enfatizam um componente hereditário, outros falam de alguma virose, enfim, não se sabe ainda ao certo qual seria a causa dessa doença.

(…)

A Terapia Ocupacional, sendo uma profissão da área da saúde, utiliza a actividade como recurso terapêutico. Para o paciente portador de Alzheimer, terapeuta ocupacional utiliza actividades previamente seleccionadas e analisadas, com o propósito de:

1. Informar a importância da independência nas actividades de vida diária (alimentação, higiene, locomoção);

2. Estimular as funções cognitivas, tais como a atenção, concentração e memória evitando futuras perdas do desempenho cognitivo;

3. Manter e aumentar amplitude de movimento;

4. Evitar úlceras de decúbito, posicionando correctamente o paciente;

5. Mantê-lo o mais activo possível;

6. Proporcionar momentos de descontracção, lazer, a fim trazer bem-estar para o paciente, melhorando assim sua qualidade de vida, entre outros.

Na verdade, não existe uma “receita de bolo”, cada pessoa tem sua singularidade, suas particularidades, e na realidade, a Terapia Ocupacional não trabalha com diagnóstico, mas sim em como esta patologia interfere na vida desta pessoa, em sua visão como um todo. Mas acredito que o mais importante do tratamento é a família, é a pessoa sentir-se parte desta família, participando do dia-a-dia, tendo convívio social..."

GABRIELA HELDT



1 comentário:

Mari disse...

Olá!

Bela definição do trabalho da Terapia Ocupacional. Simples e objetiva, muito boa para divulgarmos a profissão e ajudar as pessoas que estão cuidando de alguém com Alzheimer. Gostei!

Abraço,