sexta-feira, 4 de março de 2011

Placas que causam Alzheimer podem ter origem no fígado e não no cérebro, sugere pesquisa

Os resultados de um novo estudo com ratos pode mudar completamente o conceito dos cientistas em relação à doença de Alzheimer. O trabalho indica que os depósitos da proteína beta- amiloide que formam as placas no cérebro associadas à doença têm origem no fígado, e não no próprio cérebro. As informações são do "Science Daily".


A descoberta, publicada nesta quinta-feira (3 de Março) no periódico Journal of Neuroscience Research, pode levar a uma abordagem relativamente simples para prevenir e tratar a doença de Alzheimer, doença que afeta 5,1 milhões de pessoas só nos EUA.


De acordo com estudos anteriores, há três genes conhecidos que apresentam relação com a doença; entre eles, os genes da presenilina 1 (PS1) e o da presenilina 2 (PS2).


De forma inesperada, a equipe do cientista Greg Sutcliffe, do Instituto de Pesquisa Scripps, nos EUA, encontrou uma expressão do PS2 no fígado,  sugerindo que concentrações significativas de beta-amiloide podem ter origem nesse órgão, cair na corrente sanguínea e só depois entrar no cérebro.


Para testar a hipótese, os cientistas usaram ratos para reproduzir o ambiente de produção de beta-amiloide. As cobaias receberam injeções  de imatinib (cujo  nome comercial é Glivec), droga usada contra leucemia e tumores gastrointestinais. A substância reduz a produção da proteína em células do sangue, com a vantagem de não atingir o cérebro, por isso foi escolhida pelos cientistas.


O resultado foi que a droga reduziu drasticamente a quantidade de beta-amiloide não só no sangue, mas também no cérebro, onde o remédio não consegue penetrar.  O que levou a equipa a concluir que uma parte considerável da proteína tem origem fora do cérebro. Assim, o imatinib poderia ser um candidato para prevenir e tratar a doença de Alzheimer.


Sutcliffe diz que espera encontrar um parceiro e investidores para levar a pesquisa adiante,  com o desenvolvimento de testes clínicos que comprovem os resultados.



Sem comentários: